Archive for March, 2008

Passar no Concurso do Banco do Brasil

Para aqueles que procuram um emprego estável, com possibilidade de ascensão, vários benefícios e um salário razoável, o Banco do Brasil já divulgou o edital do concurso de 2008, para formação de cadastro de reserva. A responsável pelo concurso é a Cespe.

Como funcion√°rio do Banco, vou tentar passar algumas dicas e informa√ß√Ķes interessantes sobre a Empresa.

Para trabalhar no Banco, inicialmente como escritur√°rio (o chamado PE, posto efetivo), √© necess√°rio passar no concurso. A ascen√ß√£o na carreira segue o modelo de pir√Ęmide, onde cargos mais altos s√£o alcan√ßados atrav√©s de sele√ß√£o interna. Pode-se trabalhar em ag√™ncia, ou em outros √≥rg√£os da Empresa.

Muitas das áreas de atuação que não estão alocadas em agências, têm como seus funcionários, selecionados através de seleção interna, os próprios funcionários concursados. Ou seja: se você já é formado, ou está cursando uma faculdade de direito, administração, matemática, computação, entre outras, você poderá seguir carreira na área. Serviços terceirizados existem, mas são restritos a algumas áreas. Dessa forma, a concorrência que existe é interna - quem já está na Empresa, e quiser concorrer à uma vaga de analista, por exemplo, só irá concorrer com os próprios funcionários.

Em relação ao concurso, vejo poucos funcionários que passaram, e que vieram de cursinhos preparatórios. Acredito que tais cursinhos sirvam mais para orientar o estudo. A aprovação depende muito do candidato, de sua formação anterior, de seu ritmo e métodos de estudo.

A prova n√£o √© muito complicada. O que mais exige dos candidatos s√£o os conhecimentos espec√≠ficos (conhecimentos banc√°rios) e matem√°tica. As quest√Ķes de portugu√™s, inform√°tica e atualidades quase sempre s√£o tranq√ľilas.

Estando na Empresa, apesar do salário inicial não ser muito alto, os benefícios compensam. Duas vezes por ano temos a PLR (participação no lucros e resultados), e que equivalem, a grosso modo, a mais 2 meses de salário, além do décimo terceiro. Em comparação à outras empresas grandes, como Petrobrás ou alguns bancos privados, por exemplo, nossa PLR não é tão alta. Mas, à medida em que o candidato é comissionado, a PLR também aumenta.

Todos os funcion√°rios podem ainda participar da Previ, um plano de previd√™ncia privada. A Previ t√™m se destacado pela sua solidez e estrutura. Em resumo, se todo m√™s um funcion√°rio aplica um valor “x” em seu plano de previd√™ncia, a Previ contribui da mesma forma, colocando “x” tamb√©m. Contribui-se em dobro com a ajuda dela.

Temos ainda a Cassi, o plano de sa√ļde. Com ampla cobertura, n√£o deixa nada a desejar para os melhores planos de sa√ļde do mercado. O √ļnico problema, acredito, √© ainda n√£o termos a cobertura odontol√≥gica.

Recentemente, tive que fazer uma cirurgia, e fui muito bem atendido. Peguei um dos melhores médicos na especialidade, e fui internado em um dos melhores hospitais de São Paulo.

O Banco oferece ainda Vale alimenta√ß√£o, vale refei√ß√£o, aux√≠lio para pagar a faculdade, gradua√ß√Ķes √† dist√Ęncia nas melhores Universidade P√ļblicas, MBA’s na GV, cursos diversos, verba anual para aquisi√ß√£o de livros, abonos, etc.

Se você quer passar no concurso do Banco do Brasil, trabalhar no Banco do Brasil, provas de concurso do Banco do Brasil, não perca tempo. As provas estão previstas para maio e junho, em diversos estados do país.

Mais informa√ß√Ķes no site.

Mercado Municipal de S√£o Paulo

Dia desses fui at√© o Mercado Municipal de S√£o Paulo comprar o famoso bacalhau da Noruega. V√©spera de P√°scoa, dia de semana, um dia tranq√ľilo pra dar um pulinho l√°.

Pra quem não conhece, o Mercado Municipal, segundo a Wikipedia, é um importante entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios.

Chegar l√° √© f√°cil. Desci na esta√ß√£o S√£o Bento do Metr√ī, pertinho da Pra√ßa da S√©, e percorri a famosa Ladeira Porto Geral, na regi√£o da 25 de mar√ßo. Famosa pela quantidade de camel√īs, e pelos “rapas”, batidas policiais, a regi√£o pode assustar quem √© de fora. O movimento √© intenso, tumultuado, com muitas sacoleiras, ambulantes, etc. Todo cuidado √© pouco l√°, j√° vi uns 3 ou 4 assaltos, v√°rios trombadinhas correndo. Mas √© f√°cil chegar.

Vale a pena conhecer o Mercado. Al√©m dos tradicionais sandu√≠ches de mortadela, dos past√©is de bacalhau, das muitas frutas com nomes estranhos, como longan, mirtillo, etc, encontramos ainda um monte de iguarias, como azeitonas, tomate seco, frutas cristalizadas, castanhas, etc etc… e de tudo podemos provar um pouco. Os comerciantes s√£o simp√°ticos, a concorr√™ncia parece ser brava l√°.

Mais informa√ß√Ķes sobre o Mercado Municipal no site.

Dengue no Rio de Janeiro

Muito tem se falado sobre a epidemia de dengue na cidade do Rio de Janeiro. A cada dia, ou melhor, a cada 42 segundos, um novo caso da doença é diagnosticado.

Diz-se que √© uma epidemia quando h√° um grande n√ļmero de casos da doen√ßa em um curto espa√ßo de tempo. Por “grande n√ļmero de casos”, entende-se que existem mais casos do que o esperado, para um determinado per√≠odo. √Č uma situa√ß√£o de desequil√≠brio.

O que se v√™ hoje, no Rio de Janeiro, √© o resultado de uma pol√≠tica de saneamento e sa√ļde ineficaz. E o caso √© reincidente. Em 2002 a cidade j√° foi vitimada pela epidemia.

Enquanto as autoridades tentam encontrar os respons√°veis, trocando acusa√ß√Ķes, a popula√ß√£o corre atr√°s de tratamento, sem sucesso. Se houve omiss√£o na esfera municipal e estadual, n√£o seria exagero dizer que o Governo Federal tamb√©m tem sua parcela de culpa. O direito de igualdade social, mais especificamente o direito √† sa√ļde, parece n√£o ser respeitado como deveria.

Imagino a situa√ß√£o de caos em um posto de sa√ļde no Rio. Nem todas as pessoas devem conhecer os principais sintomas. Isso deve levar a um p√Ęnico desnecess√°rio, onde pessoas que n√£o t√™m a doen√ßa acabam tumultuando o ambiente. A falta de profissionais, a desinforma√ß√£o, e a demora no atendimento e esclarecimento, provavelmente s√≥ pioram a situa√ß√£o.

Cabe à população exigir das autoridades competentes o atendimento devido. Utilizar-se dos canais de atendimento (Teledengue 2575-0007, se funcionar), combater a proliferação do mosquito vetor, e o mais importante, ter consciência de que o problema é grave, são fundamentais para que mais pessoas não morram de dengue.

Comer bem no Bairro da Liberdade

Como morador do Bairro Oriental da Liberdade, em S√£o Paulo, gostaria de recomendar alguns lugares n√£o t√£o orientais para se visitar. Em especial, bares, lanchonetes e restaurantes, que passam longe dos tradicionais sushis, sashimis e tempur√°s.

Antes mesmo de se chegar no burburinho do bairro, perto do cruzamento das ruas Fagundes e Galvão Bueno (uma das vias de acesso ao bairro), você irá encontrar uma galeria na esquina. Lá, além de uma lotérica (sempre mais vazia que a lotérica do SoGo), existe um bar/lanchonete/restaurante, cujo nome nunca me dei ao trabalho de saber. Mas é o bar da galeria, e não o bar da esquina! Não confunda!

O mais importante, no caso, √© a feijoada que eles servem l√°. Se voc√™ sentir que vai passar fome comendo sushizinho com hashi, n√£o perca tempo. Al√©m da feijoada, eles servem bons PF’s tamb√©m.

Se a fome √© maior, e voc√™ n√£o quer andar tanto (j√° que essa feijoada fica um pouco longe, mesmo sendo na Galv√£o Bueno), pegue o cruzamento da Galv√£o Bueno com a rua dos Estudantes, e des√ßa um quarteir√£o. O primeiro grande bar/lanchonete que voc√™ encontrar (fica do lado esquerdo de quem desce), e que provavelmente estar√° lotado, merece a sua visita. Entre com vontade, preparado pra comer alguns dos PF’s mais bem servidos dobairro da Liberdade.

Itadakimasu!

Regularizar seu CPF

Você conhece a receita federal? Se não conhece, saiba que é lá que o seu CPF e o CNPJ de sua empresa são processados. Em cada cidade, você encontra um posto da receita federal.

√Č importante que seu CPF esteja regularizado. Caso voc√™ esteja com o CPF pendente de regulariza√ß√£o ou com o CPF cancelado, voc√™ n√£o pode, por exemplo, prestar concursos p√ļblicos, fazer vestibular, abrir conta em banco…Saiba como regularizar o CPF lendo esse post.

Seu CPF ficará pendente caso você não faça a declaração anual de isento. Essa declaração deve ser feita nas casas lotéricas, ou pela Internet, normalmente no segundo semestre do ano.

Seu CPF ser√° cancelado caso voc√™ n√£o fa√ßa a declara√ß√£o de isento por duas vezes seguidas. Nesse caso, voc√™ deve se dirigir √† uma ag√™ncia dos correios, da Caixa Econ√īmica Federal, ou ao Banco do Brasil, para regularizar o CPF. Ao fazer a regulariza√ß√£o (tanto para CPF pendente como para CPF cancelado), ser√° cobrada uma taxa de R$ 5,50.

Para aqueles que não são isentos, é necessária a declaração anual de imposto de renda. Se você não fizer a declaração de imposto de renda, provavelmente você irá fazer uma visitinha à receita federal de sua cidade.

Mas como saber se sou isento ou não? No ano passado, estavam isentos aqueles que receberam até R$ 14.992,32. Se você recebeu mais que esse valor, você deve fazer a declaração de imposto de renda no período de 03 de março até 30 de abril.

Para fazer a declaração de imposto de renda, é interessante que você visite o site da Receita Federal.

Ponte Rio-Niterói

Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida popularmente como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na baía de Guanabara, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

√Č uma obra de arte integrante da rodovia BR-101, que percorre praticamente todo o litoral leste brasileiro, entre os Estados do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Confira no GMapsBrasil

Hopi Hari

O Hopi Hari √© um dos maiores parques tem√°ticos do Brasil, com 760 mil m¬≤. Localiza-se no munic√≠pio de Vinhedo, na Rodovia dos Bandeirantes, a 72km da capital do estado de S√£o Paulo, ao lado do parque aqu√°tico Wet¬īn Wild. √Č controlado pelo GP Investimentos O parque √© um pa√≠s fict√≠cio - seus funcion√°rios s√£o os habitantes (h√≥pius e h√≥pias)- com “Presidente”, Capital, L√≠ngua pr√≥pria, etc…

Confira no GMapsBrasil

Coliseu de Roma

O Coliseu, tamb√©m conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome √† express√£o do latim Coliseum, devido ao colosso de Nero, que ficava perto a edif√≠ca√ß√£o. √Č uma excep√ß√£o de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitect√≥nico, era um local onde seriam exibidos toda uma s√©rie de espect√°culos, inseridos nos v√°rios tipos de jogos realizados na urbe. Os combates entre gladiadores, entre estes e feras ou mesmo combates navais, inseridos no vasto movimento propagand√≠stico romano, concedia uma especial relev√Ęncia √†s caracter√≠sticas essenciais da cultura romana, dos valores morais greco-romanos institu√≠dos e do verdadeiro ‚Äútesouro‚ÄĚ composto pelas lendas e mitos desta civiliza√ß√£o.

Antigamente o Coliseu era “inundado” para treinos de batalhas navais; pois a arena dispunha de um excelente sistema de drenagem, a ponto de quando o sistema estava fechado , devido ao ac√ļmulo de √°gua da chuva, era poss√≠vel at√© praticar batalhas navais no interior do Coliseu! Da√≠ podemos avaliar o grande conhecimento em arquitetura que os romanos possu√≠am.

Assim, sob a influ√™ncia dos modelos apresentados, a forma de ver o mundo e de, basicamente, ser das pessoas que compunham o Imp√©rio alteram-se. O Coliseu era portanto, e sobretudo, um enorme instrumento de propaganda e difus√£o da filosofia de toda uma civiliza√ß√£o, e tal como era j√° profetizado pelo monge e historiador ingl√™s Beda na sua obra do s√©culo VII “De temporibus liber”, “Enquanto o Coliseu se mantiver de p√©, Roma permanecer√°; quando o Coliseu ruir, Roma cair√° e acabar√° o mundo”. Embora o Coliseu tenha funcionado at√© ao s√©culo VI da nossa Era, foram proibidos os jogos com mortes humanas desde 404, sendo apenas massacrados animais como elefantes, panteras ou le√Ķes.

A construção do Coliseu, nome geralmente dado ao anfiteatro flaviano entre o Palatino e o Célio, foi iniciado por Vespasiano, no ano 70 da nossa Era, e finalizado pelo seu filho, Domiciano. O edifício será inaugurado por Tito, em 80, embora apenas tivesse sido finalizado poucos anos depois. Empresa colossal, este edifício, inicialmente, poderia sustentar no seu interior cerca de quarenta e cinco mil espectadores, constando com três andares. Aquando do reinado de Alexandre Severo e Gordiano III, é ampliado com um quarto andar, podendo suster agora cerca de noventa mil espectadores. A grandiosidade deste monumento testemunha verdadeiramente o poder e esplendor de Roma na época dos Flávios.

Confira no GMapsBrasil

Monte Everest

Interessantes coordenadas do Monte Everest encontradas pelo colega Willian! Para aqueles que nunca ouviram falar, o monte que desafia v√°rios alpinistas todos os anos!

Confira no GMapsBrasil

Círculos ingleses

O mundo come√ßou a tomar conhecimento dos “c√≠rculos ingleses” a partir da d√©cada de 80, apesar destes c√≠culos estarem aparecendo h√° s√©culos. Os famosos “c√≠rculos ingleses”, os quais s√£o chamados de c√≠rculos por for√ßa do h√°bito, t√™m sido documentados desde o s√©culo XVI. Por que levamos tanto tempo para valid√°-los?
Considerados verdadeiras obras de arte por estudiosos e especialistas, estima-se que cerca de 10 mil destas enigmáticas figuras já foram descobertas em todo o mundo, sobretudo no sudoeste da Inglaterra (próximo à região onde se situa Stonehenge), onde a percentagem de incidência destas figuras chega a 98% dos círculos já encontrados. Os outros 2% foram encontrados na Austrália, Estados Unidos, França e Canadá.
Os c√≠rculos ingleses s√£o na verdade um emaranhado de formas geom√©tricas de diversos tamanhos dispostas de maneira organizada. Em alguns casos extremos, c√≠rculos compostos por mais de 200 figuras geom√©tricas perfeitamente dispostas, numa extens√£o que vai al√©m de 300 metros de comprimento, j√° foram encontrados sem que os estudiosos ‚Äď incluindo os do governo brit√Ęnico ‚Äď tivessem a menor id√©ia de como foram feitos.
Os desenhos parecem ser espec√≠ficos a cada ano, quase como cap√≠tulos num livro. Em 1994, houve uma prolifera√ß√£o do que se convencionou chamar de “insectogramas”, com figuras na forma de escorpi√Ķes, aranhas, teias de aranhas e outros insetos. Em 1995, os padr√Ķes pareciam sugerir sistemas solares, cintur√Ķes de aster√≥ides e outras figuras planet√°rias. Em 1993, houve uma incid√™ncia de padr√Ķes geom√©tricos.
Nestes círculos, ou em sua proximidade, nunca foram encontrados quaisquer traços ou pistas que indicassem como foram feitos ou por quem. Não há pegadas de pessoas, ou marcas de pneus de veículos, nem sinal de que as plantas em seu interior tenham sido manipuladas por humanos. Simplesmente, os círculos surgem do nada, portando uma mensagem inexplicável e desafiando nossa inteligência e tecnologia.
Estima-se que cerca de 30% dos c√≠rculos encontrados sejam falsos. Diversos motivos levam as pessoas a forjarem as figuras, entre elas est√£o a vontade de aparecer e ser not√≠cia e principalmente a tentativa de desmoralizar os estudiosos do fen√īmeno. H√° tamb√©m aqueles grupos de pessoas que disputam entre si para ver quem faz o desenho mais bonito e mais pr√≥ximo da realidade e para demonstrar suas habilidades art√≠sticas.
O caso mais cl√°ssico de forjadores aconteceu h√° alguns anos. Dois velhinhos aponsentados de Preston Highs chamados Doug e Dave procuraram a imprensa brit√Ęnica e reclamaram para si a autoria de alguns c√≠rculos descobertos na √°rea de Alton Baines. Sua est√≥ria correu o mundo e muitos deram como encerrado o caso dos c√≠rculos ingleses, por√©m, quando diante dos jornalistas, os velhinhos mal conseguiram desenhar tais figuras, resultando em formas mal acabadas, sem qualquer precis√£o e com poucos metros de di√Ęmetro.
Os estudiosos mais experientes dizem que os círculos forjados são mais facilmente identificados pois são realizados de forma irregular, sem a simetria ou a perfeição geométrica dos círculos verdadeiros e ainda ficam repletos de vestígios de quem os fez e de como.

Confira no GMapsBrasil